Sim, é possível equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive. A prefeitura municipal da cidade do Rio de Janeiro, não teve outra opção: multa para quem joga lixo no chão.
A quantidade de lixo retirada diariamente do centro do rio de janeiro chegou a níveis alarmantes. Sem falar na grande sujeira e o risco que isso acarreta a saúde pública.
A cultura de jogar lixo no chão está tão enraizada nas pessoas e que tal fato se tornou comum. Não procuram mais pelas lixeiras e por muito tempo estiveram ausentes, então já o fazem sem pensar; Todavia com essa nova lei teremos rua, praças, avenidas mais limpas, antigas áreas de lazer antes abandonadas podem ser novamente frequentadas.
Já virou até um dito popular: "Brasileiro só aprende quando sente no bolso". Houve também muitas queixas no inicio da LEI SECA, contudo sabemos que tais leis não seriam necessárias já que são óbvias, mas infelizmente nem todos possuem e se permitem ter a educação de pensar no próximo e em si mesmo. Cometendo infrações.
O acumulo de lixo traz transtornos para a população, pombos, ratos, mosquitos, moscas são atraídos pela sujeira e pela disponibilidade de alimento no local, animais vetores de muitas doenças.
A população(moradores, frequentadores, turistas e profissionais da limpeza dos locais) sente-se satisfeitos por essa medida. As pessoas que jogam lixo no chão estão aprendendo ainda que de forma tardia que o lugar de lixo é no lixo.